sexta-feira, 19 de abril de 2013

São Paulo para as pessoas: dá para MUDAR?

No último capítulo da série "São Paulo para as pessoas", a resposta à pergunta fundamental: como mudar o cenário atual da cidade? É possível? Os especialistas ouvidos são otimistas. Mas reconhecem que o caminho ainda é longo. Passa por mais eficiência do poder público, mais consciência da população e disposição para mudar hábitos. É uma mudança profunda na maneira como vivemos na cidade, como nos relacionamos com ela. 

A urbanista dinamarquesa Helle Soholt diz algo interessante: São Paulo precisa começar a avaliar melhor o posicionamento do espaço público. Pensar em como estes locais podem trazer benefícios para a cidade. Se apropriar melhor destes gaps. Seja uma praça, seja um buraco entre prédios. Ele pode ser mais que apenas um buraco. Tipo este canteiro central abaixo (em Nova York). Pode ser só um canteiro central ou pode ser uma área de convivência.

Projeto da Gehl Architects: http://www.gehlarchitects.com/#/378166/
A reportagem termina com um recado. Na verdade, um conselho de Helle: governantes, sejam corajosos! Para que as mudanças aconteçam, é imprescindível que haja uma forte liderança política. Alguém com coragem suficiente para encarar os desafios e enfrentar a oposição (virá dos políticos ou da própria população, que vai ter dificuldades em aceitar que a mudança é necessária). 

Você ouve a última reportagem da série em 92,1 fm: 6h05; 10h40; 15h40; 20h40 e 0h05
Também disponibilizamos o áudio aqui:https://soundcloud.com/radiosulamericatransito-1/s-rie-s-o-paulo-para-as-4   

Eu estou confiante de que a transformação na cidade pode acontecer. Independentemente disso, o que não pode acabar é o debate. Não podemos nos conformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário