quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Paulo para as pessoas: deixe o MEU carro passar

Já vimos que o ciclista é uma peça importantíssima no processo de mudança da cidade. Mas não há segurança, estrutura, integração. Também vimos que o transporte público é escasso, lotado e, na conta final, em muitos casos, deixa de ser vantajoso nos quesitos comodidade e tempo. O que nos leva a usar o nosso carro. O que gera filas quilométricas todos os dias nas ruas da cidade. O que não atende o objetivo final: locomoção. Pelo menos não com eficiência.

Mas o mais interessante na produção desta reportagem foi descobrir que a raiz do problema pode estar em outro lugar: remonta ao processo de construção da sociedade brasileira. À monarquia, mas não precisamos ir tão longe: aos exemplos que nos são passados hoje, de cima para baixo (do governante para a população, do pai para o filho, do professor para o aluno).

O antropólogo Roberto da Matta traz ideias interessantes: como nós absorvemos o estilo de vida dos governantes. O carro não é visto apenas como um meio de locomoção. Ele é um sinônimo de poder. Roberto da Matta afirma que os primeiros objetivos de uma pessoa, quando começa a ganhar mais dinheiro, são: contratar uma empregada doméstica, ter a casa própria, ter o carro. 


E é esta mentalidade que precisa mudar. A sociedade deve entender que o coletivo vem antes do privado (já mencionei isso no segundo capítulo, mas é necessário bater nesta tecla). Que não há nada de poderoso em ficar parado horas no trânsito, se estressar, xingar o outro, tentar dar uma de esperto e cortar caminho por onde não pode. Aliás, esta é outra cultura típica do brasileiro: o famoso "jeitinho". Infringir as leis e achar que isso é o máximo e que você é que é inteligente (estou, claro, generalizando).


Ninguém está dizendo que você não deve ter um carro. A sugestão é de um uso mais consciente dele.


Digo tudo isso como aprendiz: também me encaixo na categoria dos que usa o carro para toda e qualquer jornada. Mas a reflexão precisa começar em algum momento. Para mim, já começou.

A reportagem está no ar em 92,1 fm, nos seguintes horários: 6h05; 10h40; 15h40; 20h40 e 0h05 

Está aqui também: https://soundcloud.com/radiosulamericatransito-1/s-rie-s-o-paulo-para-as-2




Foto tirada em congestionamento na Zona Oeste

Foto tirada em congestionamento na Zona Sul

Foto tirada no Dia Mundial Sem Carro- 22/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário