segunda-feira, 15 de abril de 2013

São Paulo para as pessoas

Um dos motivos que me fez escolher o jornalismo e me faz gostar muito do meu trabalho (além de poder ajudar as pessoas todos os dias a escapar dos caminhos ruins e chegar ao destino com mais tranquilidade) é ter um espaço para poder pensar a cidade. Produzir reportagens que possam contribuir para a discussão: como transformar São Paulo em uma cidade mais habitável, agradável, menos caótica? 

É curioso como a nossa tendência é sempre dizer que não tem mais jeito, que ela é assim e pronto: aceite e tente conviver com isso, ou desista e vaze. 

Não consigo fazer nem uma coisa nem outra: vazar, por enquanto, não é uma possibilidade. Aceitar também me incomoda. Não é possível que em pleno século XXI não haja saída para os problemas de São Paulo. Com tantas invenções mirabolantes, tantos gênios de diversas áreas espalhados por aí, tem que ter um jeito. 

Eu não fiz engenharia, não entendo de estratégia viária, não tenho poder algum para mudar nada. Mas posso contribuir no campo das ideias. E a rádio também tem este papel: iniciar um debate, ouvir especialistas, pessoas que vivem em outros lugares, tentar descobrir o que podemos "copiar" de outras capitais onde o negócio funciona. 

É isso que propõe a série "São Paulo para as pessoas", que começa hoje e vai até sexta-feira. É possível, em uma cidade que hoje tem mais de 11 milhões de habitantes, que ciclistas, motociclistas, usuários de automóveis e transporte público, convivam em harmonia? Eu entrevistei a urbanista dinamarquesa Helle Soholt, referência em mobilidade urbana, além de especialistas brasileiros e moradores de capitais consideradas modelos. E o que descobri é que, sim, é possível. Mas só vai acontecer se houver uma mudança drástica de mentalidade, hábito, cultura. É algo muito mais complexo do que simplesmente construir mais uma ponte ou inaugurar mais uma ciclovia. A mudança tem que começar dentro da gente!

O capítulo de hoje é sobre a ponta mais frágil do sistema de locomoção: como inserir o ciclista nesta equação?

Dá pra ouvir na rádio: 92,1 fm, nos seguintes horários: 6h05; 10h40; 15h40; 20h40 e 0h05 
Dá pra ouvir aqui também: https://soundcloud.com/radiosulamericatransito-1/s-rie-s-o-paulo-para-as

Postarei no blog, todos os dias desta semana, os demais capítulos. 
Espero que gostem! Espero que pensem! Espero que seja um começo!



Novembro de 2012: Avenida Paulista




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário