terça-feira, 21 de maio de 2013

48 horas de alegria!

Deu tempo. Foram 48 horas muito bem aproveitadas. Saio do fim de semana com a sensação de que São Paulo conquistou um pouco mais meu coração. Foi lindo ver gente na rua, ocupando a cidade, se divertindo, interagindo com a família, com os amigos, com o centro. Olhando as ruas e vielas e avenidas que, nos outros 363 dias do ano, são desprezadas por boa parte dos paulistanos.

Triste foi abrir os jornais e sites nesta segunda-feira e ver que os destaques foram mais negativos do que positivos. Não vou abrir a discussão sobre o papel do jornalista em coberturas como esta. Ficaríamos dias debatendo. Prefiro exaltar os que se propuseram a sair do senso comum midiático. Aqueles que relataram os problemas, assaltos e violência (porque não dá para ignorar isso), mas também mostraram que houve muita felicidade pelas ruas. Afinal, reunir 4 milhões de pessoas e esperar que não haja ocorrências policiais é um tanto ingênuo. Há ajustes? Claro, sempre há. Mas usar os crimes para invalidar a Virada é desanimador e triste. Crimes estes que, é bom lembrar, acontecem desde a primeira edição. Também acontecem nas festas de Ano Novo, Carnaval, jogos de futebol... qualquer lugar onde haja aglomeração. Onde não há multidões, também tem violência. Dentro do seu apartamento, no seu condomínio fechado, também. Os arrastões estão aí para comprovar isso.

Recomendo o artigo do Dimenstein sobre o assunto (nem sempre ele acerta, mas desta vez fez uma análise bem contundente): http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/2013/05/1281633-virada-diminuiu-violencia-em-sp-talvez.shtml

Também via Dimenstein, segue este ensaio bem bacana da fotógrafa Rachel Shein, que propõe um olhar humano e terno (daí o nome "A Virada do Afeto") do evento: http://catracalivre.com.br/geral/muito-mais-sao-paulo/indicacao/a-fotografa-cidada/

Tendo a acreditar que a cultura, a música e a arte podem mudar o cenário de violência na cidade. A Virada foi uma conquista árdua. Não podemos deixar que morra.

Dito isto, seguem abaixo as minhas fotos, o meu olhar (a qualidade está comprometida porque as fotos foram tiradas de um celular sem flash). E também da Feira da Pompéia, um dos meus eventos preferidos. Mais uma vez, não decepcionou! Foi um sucesso!

                                                                        Virada Cultural

                              


                              


                                        

                            




Feira da Pompéia







Nenhum comentário:

Postar um comentário