terça-feira, 7 de maio de 2013

Baú da Felicidade

Eles estão crescendo. E felizmente, cada vez mais, se espalhando por aí. São os movimentos de ocupação da cidade, dos espaços públicos. Já falei aqui sobre o "Festival BaixoCentro", que teve a segunda edição realizada no último mês, bancada via financiamento coletivo. E foi um sucesso. Vários artistas independentes (que muitas vezes não conseguem espaço no cenário cultural) puderam ocupar as ruas e praças com arte. Do outro lado, eu, você e tantos outros tivemos a oportunidade de consumir esta arte sem ter de pagar preços exorbitantes por isso. Mas o objetivo vai além: é o de resgatar a função do espaço público. Usá-lo. Transformá-lo num ponto de encontro, de interação, de integração.

Também já houve movimentos semelhantes na Praça Roosevelt, como o "Existe Amor em SP". Neste caso, com a presença de artistas já consolidados no cenário cultural, tendo como pano de fundo o debate político e, principalmente, as necessidades da cidade.

E neste fim de semana pudemos ter mais um gostinho disso tudo em um local que é visto por muitos como degradado, perigoso, desconfortável, por assim dizer. O "AnhangaBaú da FelizCidade" invadiu a região central com música, dança, arte, debates, gente. Muita gente: parada em frente aos palcos curtindo o som de preferência, estendendo a canga na grama para apreciar o movimento, encontrando os amigos, interagindo com a cidade.



Foi lindo de ver a diversidade, a manifestação cultural, a vontade de ver/fazer uma cidade melhor, mais viva.



O evento foi organizado pelos mesmos coletivos que ocuparam a Roosevelt. E é muito bom saber que o plano é continuar, ampliar. 

Eu espero que o caminho da FelizCidade seja sem volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário