quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tesouros escondidos

Moro há 30 anos em São Paulo e nunca deixo de me surpreender. Sempre tem algum lugar, escondido, um tesouro prestes a ser descoberto. O meu de ontem foi a Casa de Francisca. Quando imaginamos uma casa de shows, logo pensamos em espaços amplos, nada intimistas... Afinal, um show deve reunir um número considerável de pessoas, certo? A proposta do Casa de Francisca é o completo oposto.

É uma portinha no coração dos Jardins. A entrada é escura, estreita. Mas quando você ultrapassa as cortinas vermelhas que dividem o corredorzinho da área de shows, você volta no tempo. Algo como a Belle Époque, um estilo cabaré. Algumas mesas ficam em frente ao pequeno palco, decorado com mais cortinas de veludo vermelhas. Subindo os degraus, estão cadeiras e sofazinhos que acolhem no máximo 50 pessoas. É um show para amigos.

O cardápio é maravilhoso, apesar de tudo vir em pequenas porções. As amêndoas com mel e alecrim são divinas. O creme de abóbora esquenta o coração. A polenta cremosa tem gosto de infância. É bom alertar que não é um passeio barato. Os shows são um pouco salgados, assim como o cardápio.

A Casa tem um política muito bacana, de respeito ao artista. Os garçons param de servir bebidas e comidas durante os shows, para não atrapalhar a performance e interferir no clima. Por isso, é bom sempre chegar mais cedo para poder curtir todos os momentos.

Eu tive o prazer de finalmente conferir o show da Ceumar, cantora que descobri há pouco mais de um ano e que conquistou meu coração. Foi uma apresentação de novas músicas. Minha sensação foi de estar mesmo entre amigos. Como o clima é muito intimista, acredito que o cantor se sente mais à vontade para trocar ideias com a plateia, contar histórias, se aproximar do público, testar novas canções.

Na saída, não há filas. Você pede a conta, espera na sua mesa (não mais do que 1 minuto), paga e se despede com a sensação de que ainda há muito o que explorar em São Paulo. Muitos tesouros a serem descobertos.

Minha única foto, escura... Preciso de um celular com flash!



Fotos melhores e informações da Casa e da programação, aqui: http://www.casadefrancisca.art.br/fotos.html






Um comentário: