sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ola, Peru!

É uma portinha tímida no meio da tumultuada Aurora, quase esquina com a São João, no coração do centro. A identificação do estabelecimento é feita com uma folha de papel sulfite escrita à mão. A portinha leva a uma escadaria interminável. Não dá pra saber o que tem lá dentro. São duas opções: subir e sondar, ou confiar e arriscar. Confiei no grande Álvaro Pereira, amigo tucunino e que quase sempre tem razão. O Riconcito Peruano é um paraíso dos amantes da culinária andina. 

Estive no Peru em 2008 e me apaixonei. Por tudo: cultura, história, paisagens e, claro, a culinária. Gosto de pimenta, temperos e sabores diferentes. Curiosamente, naquela época eu ainda não tinha aprendido sobre as maravilhas do peixe cru. A culinária japonesa não me apetecia, portanto, não experimentei o tradicional ceviche. Fui provar apenas no fim do ano passado (vergonha, confesso!).

Voltando... Na escada, você já percebe que o restaurante, antes frequentado majoritariamente por peruanos e trabalhadores da área, virou point de todo tipo de público. Uma fila imensa mostra que algo ali está chamando a atenção. Mas o legal é a agilidade: você não espera mais do que 20 minutos.

O lugar é muito simples, não há o menor apego com detalhes estéticos. Alguns panos andinos decoram as paredes e só. A vista é horrorosa, para um prédio em construção/abandonado/incendiado. Mesmo assim, é incrível como alguns lugares têm a capacidade de te fazer sentir confortável, mesmo quando o ambiente não propicia isso. 

Riconcito Peruano
Quando a comida chega, aí você está no céu. Tudo muito bem feito, a preços justos e módicos, pratos bem servidos. Comemos o ceviche, o Leche de Tigre e otras cositas más que não me recordo agora. Foi uma bela experiência gastronômica e o Riconcito Peruano entrou para a lista dos lugares que tem que ir em São Paulo.

Foi bom matar as saudades do Peru! 

Cuzco, Peru - 2009


Ps- Não tem site, claro. O endereço é este: Rua Aurora, 451, Centro, São Paulo. Confie e arrisque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário