quinta-feira, 15 de maio de 2014

O melhor fim de semana do ano

Está chegando a hora! Neste fim de semana tem Virada Cultural. E, como em todos os anos, no mesmo fim de semana da Feira da Pompéia. E do aniversário dos meus pais (sim, do pai e da mãe, um dia depois do outro) e da querida amiga Tetê. Esses dois últimos não são eventos abertos a toda a população, mas também vão fazer com que seja o meu fim de semana mais corrido e cheio de todos os tempos.

A 27ª Feira da Pompéia já é tradição entre os moradores do bairro. Tem que ir. Nem que seja uma passadinha, um pastel, um acarajé e uma linguiça de Bragança Paulista. É uma das feiras de artesanato mais bacanas porque tem muito produto feito por trabalhadores locais, gente do bairro, artesãos que, muitas vezes, não tem oportunidade de expor seus trabalhos em outros locais da cidade durante o ano.  É bem verdade que também rola o movimento 25 de março e seus badulaques todos iguais, mas vejo muita coisa original nas barraquinhas também. Além de tudo, é o momento de encontrar o vizinho, o colega da escola que você nunca mais viu, amigos de infância. É um evento bem familiar mesmo, mas só até as 18h00. Depois disso, vira uma várzea, por isso, chegue cedo. É neste domingão: http://centroculturalpompeia.blogspot.com.br/2014/02/27-feira-de-artes-da-vila-pompeia.html



Antes disso, tem um dos momentos (pra mim) mais esperados do ano (junto com a Mostra de Cinema): a Virada Cultural. E todos os anos é uma chuva de críticas à organização, insegurança, falta de policiamento, roubos, drogas... enfim, o que não falta é gente pra criticar. Pois eu prefiro sempre focar no que há de bom. E este evento é importantíssimo para a cidade, para o acesso democrático à cultura, para a valorização e ocupação do espaço público. É um movimento que não pode morrer.  Este ano o evento será menor durante a madrugada, o período mais crítico, e os shows ficarão concentrados em alguns locais específicos, para facilitar o policiamento. Estarei por lá e, assim como no ano passado, trago minhas impressões no próximo post. Neste ano, com um celular com flash e fotos melhores do que estas! ;)

A programação completa está aqui: http://viradacultural.sp.gov.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário