sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Eu desejo...

Depois de um mês de recesso, voltei! É comum virarmos o ano, zerarmos tudo e recomeçarmos, cheios de energias e desejos para os próximos 360 dias. Começo, então, este ano do blog, com uma listinha de desejos para a minha querida SP. Aliás, como é mais fácil gostar da cidade no mês de janeiro. Mais vazia, menos turbulenta, menos opressiva, com menos trânsito e menos caos. Até nos depararmos com a primeira chuva forte do ano e mudarmos totalmente de ideia. Mas... foco nas coisas boas! 

Então, eu desejo para a minha cidade, neste ano que se inicia:

- menos caos nas ruas. Isso está diretamente relacionado ao uso do transporte público. Desejo, portanto, que o transporte continue melhorando cada vez mais e que as pessoas comecem a entender que a nossa realidade de mobilidade precisa mudar. Que elas percam o medo de tentar, quebrem seus próprios conceitos (e preconceitos), deem uma chance. Deem várias chances.

- mais cultura acessível. Em 2013 eu fui a muitos shows e eventos bacanas na cidade. Céu no Parque da Juventude, Tulipa Ruiz no Vila Lobos, Tom Zé, Caetano e turma no Ibirapuera. Tantos outros nos Sescs. Gastando pouco ou nada. Desejo tudo isso em dobro para 2014.

- mais bicicletas nas ruas. 2013 foi o ano de descobrir esta paixão. Andar de bike, explorar a cidade, olhá-la com outros olhos, sobre duas rodas. E foi muito bacana perceber que, cada vez mais, outras pessoas aderem, ou por hobby, ou como meio de transporte. Desejo mais infraestrutura para as bicicletas e mais segurança para os ciclistas. Que possamos usar este meio de locomoção para ganhar saúde, qualidade de vida e mobilidade.

- mais gentileza. Entre as família, amigos, enamorados, desconhecidos. No trânsito, na rua, nos bares, nas filas. Desejo não saber mais sobre pessoas agredidas nos congestionamentos por motivos completamente injustificáveis.

- mais luta. São Paulo desperta aquilo que comentei no primeiro post desse blog:  amor e ódio, tudo junto e misturado. Oferece tantas coisas bacanas, possibilidades infinitas. Ao mesmo tempo, é cansativa, estressante, oprime, te leva à exaustão, até você desistir de tentar gostar dela. Criticar, apontar os problemas, faz parte do processo de transformação, mas lutar por uma cidade melhor é determinante. Quero ver mais gente disposta a erguer as mangas por São Paulo, a não desistir, a fazer sua parte.

Por fim, meu maior desejo é poder ter sempre mais coisas boas do que ruins a dizer sobre São Paulo. Que estes 360 dias sejam incríveis! ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário