quinta-feira, 16 de maio de 2013

Apenas 48 horas...

Fim de semana agitado. Tem final do paulistão. Tá, isso não tem nada a ver com as coisas bacanas da cidade, portanto, nem com este blog. Eu só quis comentar mesmo (#vaipracimadelessantos). Voltando ao que interessa e que é motivo da existência do post, este é o fim de semana de dois eventos que eu particularmente gosto muito e que me dão alegria de circular pela cidade: Virada Cultural e a gloriosa Feira de Artes da Vila Pompéia, a Ferinha da Pompéia, para os mais íntimos. 

Sobre o primeiro e mais importante evento: os pessimistas e corneteiros vão dizer que é lotado (é), que falta segurança (falta), que não tem organização (discutível), que só expõe as fragilidades do centro (acho o contrário), que as pessoas vão para encher a cara e brigar nas ruas (alguns). A generalização é perigosa. Uma parcela vai com o objetivo de beber e zonear mesmo, mas tenho convicção de que muitos, como eu, querem aproveitar o momento em que o centro abre suas "portas" com música e arte. Gente ocupando a cidade, olhando São Paulo, percebendo o centro de outra maneira, mais amistosa. Os shows obviamente são o atrativo principal, mas o mais legal, pra mim, é reunir os amigos, andar pelas ruas, se divertir sem ter de pagar horrores por isso. Tenho ótimas lembranças das minhas Viradas anteriores e acredito que esta tem tudo para ser muito melhor. Com Raça Negra e Sidney Magal nos palcos, e o olhar atento de Guilherme Varella (meu querido cunhado) na organização, não tem como ser ruim.

A programação esta aqui ó: http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/
Dica: para os mais tecnológicos, tem um aplicativo para celular específico com a programação da Virada. Já baixei! ;)

Saindo do macro para o micro: chegamos à 26ª edição da Feira de Artes da Vila Pompéia. Como eu tenho 30 anos, vi o evento nascer. Meus pais me levavam quando pequenininha. Só tenho boas lembranças. Aos corneteiros: sim, a feira foi decaindo ao longo dos anos, depois das 17h00 o clima já começa a ficar pesado, muita molecada bebendo e tumultuando. Mas ainda prefiro ver o lado bom, o momento do ano em que os moradores do bairro se cruzam, aquela turma que estudou com você na 5ª série e que você nunca mais viu, aquele vizinho que você nunca tromba no elevador, por incompatibilidade de horários... Comidas deliciosas (tem até linguiça de Bragança, vejam só) e artesanatos (é bem verdade que a qualidade dos produtos vem caindo também, mas vale ainda assim). Sou louca por uma feira de artesanatos e antiguidades: aguardem post sobre meu lugar favorito na cidade: a aconchegante Benedito Calixto (Bene, para os íntimos).

Mais detalhes sobre a Ferinha, aqui: http://centroculturalpompeia.blogspot.com.br/p/blog-page_21.html

É uma pena que o fim de semana tenha apenas 48 horas.

Aguardem fotos dos dois eventos na semana que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário